22.1.18

Ano novo, vida nova


A nossa passagem de ano foi caseira e com amigos. Fiz um risotto de champanhe e vieiras com a minha nova chave da Bimby que estava muito bom. Vesti a casa a rigor com dois balões 18, a idade dela, a idade dele e a que a mais velha faz este ano. A Susy trouxe a tarte de requeijão dela, que é simplesmente irresistível. A Constança e o Gui cantaram e dançaram com o karaoke e brincaram toda a noite, embora ela tenha caído no sono pouco antes da meia-noite. Sobre a mesa o Juízo do ano do Borda d'Agua e uma raspadinha para dar sorte e bom auguro. À meia noite subimos para as cadeiras comemos as passas e pedimos desejos.

No ano novo faço o meu balanço. Gosto desta oportunidade anual de recomeçar, de decidir de novo, de reinventar, de voltar atrás e acertar as agulhas para o que importa e perceber se e quando me afastei do meu caminho. Gosto desta oportunidade de apreciar as conquistas em perspectiva e de agradecer. Isto faz-me feliz, faz-me dar valor ao que tenho. 

Este foi um ano complexo, marcado pela luta pelo peso da Constança, com muitos exames, muitos médicos, e poucas conclusões. Come bem, muito bem, mas cresce pouco, devagarinho, no seu ritmo que aprendi a aceitar e respeitar. Foi também um ano de consolidação da família, com muitos desafios, entre eles encontrar espaço para os seis, mas também para cada um. O Afonso aprendeu a gerir os ciúmes e acabou por se render à irmã. Nós lutámos pelo nosso espaço enquanto casal no meio deles, ainda estamos a ajustar-nos, e para nós individualmente. Eu percebi que preciso muito do nosso tempo de crescidos, e do meu tempo sozinha. 

Foi um ano em que procurei ter uma alimentação ainda mais equilibrada, em que tive alguns problemas de saúde chatos e em que voltei para a fisioterapia. 

Foi o ano em que as obras no anexo (primeira parte), ficaram concluídas. Um projecto que me trouxe cabelos brancos mas muita satisfação e orgulho. Luto muito por tudo o que consigo alcançar. Foi o ano em que casou a minha irmã.

Foi um ano com viagens surpreendentemente boas e outras giras mas cheias de percalços. Adorei estar com os miúdos em Ílhavo no hotel e evento da Vista Alegre, e adorei ir com o Carlos a Paris apesar do stress da Constança nos museus. Fomos também a Fátima, ao Algarve e a Espanha. 

Retomei a leitura, as idas ao cinema, os jantares com os amigos. Fiz mais actividades fora de casa com os miúdos. Não fiz tanto exercício como gostaria, não fui a festivais (e foram tão bons). Consegui jantar fora com o Carlos uma vez no Hemingway e ir ao cinema ver o StarWars, mas não conseguimos arranjar ainda uma babysitter de confiança, foi a irmã mais velha que ficou com ela. 

No novo ano espero ler mais, voltar a correr, estar mais presente para os amigos e viajar. Tenho como projectos de fundo baptizar a Constança e oferecer-me um presente marcante nos meus 40 anos. Quero fazer ainda duas pequenas obras, mas a palavra de ordem será poupar. Espero que a empresa dê mais frutos e que tenhamos todos saúde. Gostava que este ano a Marta conseguisse uma boa média para entrar na Faculdade que quer, e que os outros sigam com boas notas. Queria ainda escrever de forma mais regular no blog, partilhar mais ideias e passatempos.

Que este ano seja o que quisermos, e pelo que lutarmos. Que seja fantástico e cheio de surpresas, cheio de saúde e de alegria para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário