26.12.17

1º Periodo - check!


No intervalo da quadra veio o estudo, o dele para os testes; o dela constante de aprender e repetir tudo; o da Marta para as notas daquele ano em que vale tudo e que define tudo que é o 12º e o da irmã do meio em que já são mais disciplinas mas é a idade em que não apetece nada. Resumindo muito estudo, deles e com eles.

Tivemos inclusivamente de fazer um trabalho anual para o berçário que acaba por ser mais do pais que dos bebés. Não obstante, a Constança participou e o projecto mereceu a maior atenção. O objectivo era decorar um espelho e depois registar fotograficamente a interacção dela com ele. Eu não consigo fazer uma coisa simples e começo logo a idealizar. Há tanta variedade de materiais hoje. Imaginei aqueles espelhos com luzes dos artistas, qualquer coisa que a cativasse a olhar para ele. Primeiro comprei uns Leds dos dias das bruxas mas houve uns pais que se atrasaram e o Halloween já tinha passado quando recebemos o nosso espelho pelo que acabei por trocar por um fio de Leds simples brancos, misturei com pinhas e fitas de Natal. Pintei o espelho de prateado e montei tudo com ela. Tirámos fotos bonitas e lá seguiu o registo para escola.

Notámos uma grande evolução na Constança neste final de ano. Diz tudo, repete tudo, faz frases, canta canções e já conta até 10! Já sabe mexer com o seu dedinho super bem no Ipad. Como é possível? Os bebés agora devem trazer chips. Acho até que pega nos lápis de uma forma já muito acertada. Já come a sopa sozinha (mas com ajuda) e o segundo prato. Dança toda mexida e diz os nomes de toda a gente. É a mais tagarela da turma. A quem sairá? 

Quanto ao Afonso este ano entrou para o futebol e mudou de professora, de professor de inglês e professor de música. Gosta de todos e todos gostam dele. No entanto o estudo é sempre aquele momento de tensão entre nós, só quer a minha ajuda mas dispersa-se rápido e depois é uma insistência da minha parte até voltar a concentrar-se e até saber tudo de cor. É engraçado como já sabe e utiliza técnicas que eu só utilizei em crescida, como as mnemónicas, o ler em voz alta para decorar, até o cantar certas coisas. Refilo muito mas adoro estudar com ele. E sei que ele valoriza. Digo-lhe muitas vezes e é verdade, não tive a sorte de ter pais que estudassem comigo e ele deve perceber que é um trabalho dele, que ele tem de aprender a fazer sozinho mas que tem a sorte de poder contar com a minha ajuda.

As notas foram muito boas apesar da primeira nota de português ser a baixa de sempre, a seguinte foi Muito Bom. A Matemática e Estudo do Meio a notas são sempre altas. Só não tem jeito para o desenho, que era a minha disciplina preferida. Mas o que me deixa mais feliz é ouvir a avaliação que não consta na pauta. «Adoro o seu filho. Tem uma enorme maturidade, é respeitador, amigo dos colegas.» São as frases que mais ouço da professora e fico muito babada. O mister no futebol diz inclusivamente «Vê-se que tem uma boa educação. Gosto muito dele e é um excelente guarda-redes.» tanto que no seu primeiro jogo fora entrou nos dois jogos e pôde usar a braçadeira de capitão. Sinto um enorme orgulho no menino que se está a tornar.

Quanto ao professor de música ficámos a saber na festa de Natal que é um conhecido do avô Maia, que foi com ele que aprendeu a tocar viola. O mundo é pequeno mesmo!

Pela primeira vez o Afonso também teve uma excelente nota a Inglês, costuma ser boa mas não tão boa. A mudança de professor veio dinamizar a disciplina. Cantam, fazem imensos trabalhos engraçados, levam roupas de casa, artigos sobre estações, na foto de cima à direita estivemos a etiquetar transportes para vender com códigos de barras para a aula de inglês! A mudança de horário do Inglês ao Sábado também me possibilitou voltar a acompanhá-lo. Anda no Instituto desde bebé e foi muito bom recordar a cara larocas na árvore de natal da Pimpa.

Para ajudar à festa ganhámos um passatempo do regresso à escola das salsichas Izidoro e um conjunto de dicionários, agenda e uma gramática que vai dar muito jeito!

Em relação à irmã a paixão é crescente, ela adora-o e ele brinca muito com ela, mima-a muito e é um gosto de ver. Claro que também corre atrás dela, grita de alegria e ela fica doida com isso. Nos dias em que ele vai para o pai fala dele e com ele no telefone de brincar. E quando ligamos mesmo ao mano enche o telefone de beijinhos. Acho que o Afonso já passou (finalmente!!!!) a fase dos ciúmes exacerbados e se rendeu à irmã. Volta e meia ainda disputam o meu colo mas eu desdobro-o num sofá de cinco lugares para perceberem que ainda cabiam mais irmãos.

Primeiro período já está! Venha o seguinte :).

Nenhum comentário:

Postar um comentário