1.11.17

A minha Casinha


«As saudades que eu já tinha da minha alegre casinha...», podia estar a falar de uma música do Xutos, mas não. Falo de um brinquedo, ou melhor «O Brinquedo» da minha infância. A minha mãe fez recentemente uma limpeza ao sótão e desencantou caixotes e caixotes de brinquedos meus que estão em excelente estado! Claro que a primeira coisa em que pensei foi na minha casinha, seguida dos meus Legos. Agora que finalmente tenho uma menina, tudo faz mais sentido. Ainda bem que guardei estas coisas todas.

Foi num Natal há muitos, muitos anos atrás, na altura em que os meus pais iam comprar brinquedos a Espanha, que a recebi. O que mais me fascinou, para além das mil pecinhas que trazia, desde os talheres aos copos cocktail, foi o facto de ter luzes. A minha mãe não encontrou o comando, que ela trazia, mas eu recordo-me dele também. A casa tem luz na cozinha, na entrada e na sala/quarto e eu achava aquilo o máximo. Recordo-me de apagar as luzes do quarto à noite e deixar acessa a casinha. 

Pelo estado de outros brinquedos ainda mais infantis que me trouxe, consigo perceber pelo seu estado o cuidado e estima que lhes tinha em miúda. Talvez por sempre me ser incutido que era uma sorte ter tantos brinquedos, que os meus pais não tinham tido. Um dos pratos da papa do chorão tem um autocolante de fundo em papel em tão bom estado que parece novo. 

Consigo igualmente perceber que os brinquedos de melhor qualidade perduram, e que mesmo em miúdos conseguimos distinguir um bom brinquedo e valorizá-lo. Hoje em dia é tudo mais realista, as bonecas hoje andam, falam e têm as mais diversas profissões. Para mim na altura já era uma alegria ter uma que bebia água e fazia xixi, acho que se chamava Joana. 

Já acendi a casinha tantas vezes desde que a trouxe que tenho a certeza que mesmo com quase 40 anos irei brincar com a Constança muitas vezes nela. Será que lhe resistirá para os meus netos? 

2 comentários:

  1. Que casa mais fofa, nunca tive uma mas lembro-me que quando era pequena queria muito uma!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/11/zaful-bordeaux-wishlist.html

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Beatriz! Fez as minhas delicias e fará as da Constança certamente. ;)

    ResponderExcluir