5.5.15

Andorinhas

   

Eu hoje quero ser andorinha, a voar junto a ti em liberdade, quero poder gritá-lo bem alto e gravá-lo em mim para a eternidade.

As andorinhas têm imensos significados, e eu acho que já os sentia antes de os conhecer. Queria já há algum tempo tatuar duas no meu pulso, para olhar para elas durante o dia, eu e tu sobre a minha asa a voar no sentido do meu coração. É lamechas eu sei, mas não mais do que o amor deve ser. Eu sei que sentes este amor incondicional, a minha protecção, mas quero também que te sintas livre de voar sabendo sempre que podes retornar sempre aqui, a mim. A minha será sempre a tua casa e os meus braços estarão sempre abertos para te receber, porque eu serei sempre a tua mãe. Sabes Afonso o desenho das andorinhas que escolhi é o da fábrica de faianças do Bordallo Pinheiro, aquelas que também temos em casa. Sabias que ele as desenhou e começou a produzir ainda no séc. XIX? Associou-as a valores familiares, à fidelidade, lealdade e ao amor claro, o ingrediente secreto das coisas boas. É tudo isto o amor de uma mãe. Por serem aves migratórias que regressam quase sempre ao mesmo sítio para construir o seu ninho e por terem apenas um único parceiro na sua vida, rapidamente os casais apaixonados começaram a oferecê-las como gesto de amor no nosso país. Por todo o lado ainda hoje se encontram andorinhas penduradas nas paredes das casas. A andorinha é considerada em muitas culturas um género de amuleto de boa sorte, de harmonia familiar, felicidade e prosperidade, não apenas em Portugal. Aliás podemos ver andorinhas na Europa, na Ásia, Africa, América e norte de Austrália, elas chegam na Primavera, Março e Abril constroem os ninhos e partem rumo a Sul em Outubro e Novembro à procura de climas mais quentes para passar o Inverno. O retorno da andorinha implica o retorno da Primavera, do bom tempo, e por isso também se associa a este pássaro a coragem para ultrapassar jornadas e a chegada de boas novas. As tatuagens de andorinhas são muito comuns e começaram, diz-se, por ser feitas por marinheiros pelas lendas e tradições que as ligam ao mar, e porque implicam a proximidade da terra e a vontade de regressar sempre a casa. E na China Afonso, a andorinha tem um significado muito especial, o da fertilidade, por retornar ao equinócio na Primavera. Há uma lenda chinesa que fala na história de Hien-Ti que ingeriu ovos de andorinha e teve Confúcio, considerado o filho da andorinha. Na mitologia grega Ísis, a deusa da maternidade, fertilidade e natureza, esposa de Osíris e mãe de Horus, também se transformava em andorinha à noite para sobrevoar Osíris com saudades depois dele partir.

 
Por ser tua mãe, por seres meu filho e porque este amor é assim, único, fiel, inquebrável, e porque quero que regresses sempre a casa, e que tenhamos sempre força para ultrapassar todas as adversidades juntos, este dia da mãe foi o dia. Estou a escrever tudo isto e a olhar para nós a voar na direcção certa, a do meu coração.


PS - Esta noite li-te este texto depois da história e tu choramingaste e disseste-me que o que a mamã escreveu era muito bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário